Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE AUMENTO DO NÚMERO DE TURBINAS E RESERVATÓRIO D

    Hidrelétricas do Madeira querem aumentar número de turbinas e também área a ser alagada por reservatório

    O Ministério Público Federal (MPF), outras instituições e entidades da sociedade civil participaram de uma audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) na última sexta-feira à tarde. A audiência foi para esclarecimentos sobre as informações de que haveria aumento do número de turbinas e da área alagada pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho.

    O representante do Ibama Emerson Nunes explicou que a usina de Santo Antônio pediu autorização para aumentar o número de turbinas e também elevar a cota de seu reservatório - a área alagada pela barragem. Nunes informou que o Ibama ainda não autorizou esses aumentos. Quanto à usina de Jirau, ele esclareceu que há um pedido para colocação de mais seis turbinas, sem aumento do reservatório (lago da barragem). Este pedido também não foi autorizado ainda.

    A usina de Santo Antônio não enviou representante para fazer esclarecimentos na audiência pública. O representante da usina de Jirau informou que o acréscimo de turbinas já foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e também pela Agência Nacional de Águas e que faltaria apenas a autorização do Ibama. Na ocasião, o representante de Jirau manifestou preocupação com uma possível elevação da área alagada pela usina de Santo Antônio, uma vez que isto pode influenciar no funcionamento de Jirau.

    O procurador da República Raphael Bevilaqua informou que o MPF e o MP Estadual obtiveram da Justiça duas liminares que impedem a elevação da cota do reservatório da usina de Santo Antônio. A primeira liminar foi obtida porque os MPs demonstraram que o consórcio da hidrelétrica não compensou ou reduziu os impactos da construção da barragem, que eram condições obrigatórias. A segunda decisão liminar foi com relação à falta de audiência pública com a participação da população que será afetada pelo aumento do lago da usina.

    Raphael Bevilaqua acrescentou que “as alterações das condições de operação das usinas - que poderão gerar mais energia a partir do aumento de turbinas e de área alagada - tem que ser avaliadas em vários aspectos. Se a atividade se tornar mais rentável que antes, é preciso repactuar também as compensações dos impactos ambientais e sociais advindos dessas alterações”.

    O conselheiro da OAB/RO Diego Vasconcelos solicitou que todos os documentos sobre aumento de turbinas e elevação de cota de reservatório fossem apresentados pelo Ibama, hidrelétricas e MPF a fim de análise e acompanhamento pela Ordem, bem como disponibilização para a sociedade civil.

    Fonte: MPF/RO

    • Publicações1091
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-publica-discute-aumento-do-numero-de-turbinas-e-reservatorio-d/116293808

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)